| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Passeriformes |
| Subordem: | Passeri |
| Parvordem: | Passerida |
| Família: | Thraupidae |
| Cabanis, 1847 | |
| Subfamília: | Thraupinae |
| Cabanis, 1847 | |
| Espécie: | T. brasiliensis |
Ave do gênero Tangara, compartilha muitas características outras espécies deste. Uma das versões para a origem do nome popular vem do fato de algumas pessoas acharem seu chamado parecido com o bater de chaves. Habita a mata atlântica costeira. Apresenta coloração semelhante ao seu congênere amazônico Tangara mexicana (sendo que já foi considerada subespécie desta), constituindo provavelmente um caso de especiação e corroborando com a teoria de que os dois biomas formavam um único bloco no passado.
Mede cerca de 14,0 cm de comprimento e pesa 26g.
Alimenta-se principalmente de frutas, complementando sua dieta com insetos. Assim como diversos frugívoros brasileiros, já incorporou várias frutas exóticas em sua dieta, como a desta foto se alimentando dos frutos de uma Eriobotrya japonica.
Período de reprodução: primavera-verão. Faz ninho em formato de xícara pequena e aberta, localizado no dossel da floresta. Durante o período reprodutivo é mais comum vê-las aos pares.
Outros hábitos…
Referências externas